Tite explica convocações de Bruno Guimarães e Everton Ribeiro: "Primeiro pilar é técnico"

Por Bruno Cassucci e Raphael Zarko — Rio de Janeiro

 


O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira a lista dos convocados para os primeiros jogos da seleção brasileira no ano, contra Bolívia e Peru, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. As novidades no grupo foram os meio-campistas Bruno Guimarães, do Lyon, e Everton Ribeiro, do Flamengo. O zagueiro Felipe, do Atlético de Madrid, e ao goleiro Ivan, da Ponte Preta, também foram chamados. O treinador explicou a presença desses jogadores.

– O nível do atleta é físico, de adaptação, de volta de um centro maior ou menor, a uma retomada, a uma equipe se ajustar. É o caso do Everton. Ele retorna porque tem no processo criativo dele uma grande marca. O Bruno Guimarães fez um grande campeonato ano passado pelo Athletico-PR, o acompanhamos. Teve o acompanhamento na seleção sub-23 e no Lyon, isso vai consolidando, fortalecendo. O primeiro pilar é técnico e esse nível dos atletas por vezes ficam muito próximos - disse.

"É da mesma forma o Felipe, acompanhamos dois jogos que foram emblemáticos do Atlético de Madrid, contra o Liverpool e o Valência. Já em relação ao Ivan, temos três goleiros, procuramos na medida do possível fortalecer essa base"

Tite na entrevista coletiva da convocação para as Eliminatórias de 2022 - Felipe Moreno/MowaPressTite na entrevista coletiva da convocação para as Eliminatórias de 2022 - Felipe Moreno/MowaPress

Tite na entrevista coletiva da convocação para as Eliminatórias de 2022 - Felipe Moreno/MowaPress

O atacante Neymar está de volta à lista, depois de ficar fora dos amistosos de novembro do ano passado, contra a Argentina e a Coreia do Sul. Tite falou sobre o desempenho do jogador na temporada.

– Tomara que todos os atletas de alto nível - e não falo isso de forma demagógica - estejam em seu melhor nível e que eu tenha de responder 300 perguntas sobre por que um e não o outro. Quero estar em saia justa toda hora, que todos tenham o sarrafo alto, inclusive o Neymar.

O Brasil enfrentará a Bolívia no dia 27 de março, na Arena Pernambuco, e o Peru, fora de casa, em Lima, no dia 31. A apresentação dos convocados será no dia 23 de março, em Recife.

Desde os amistosos de novembro até esta sexta-feira, a comissão técnica acompanhou 37 jogos, observando 42 atletas.

Após a Copa do Mundo de 2018, Tite convocou 29 estreantes na seleção brasileira e escalou 47 jogadores diferentes. O treinador do Brasil comentou sobre a análise dos atletas nesse período, já pensando no grupo para as Eliminatórias da Copa de 2022.

– Em relação a essa etapa, que fizemos de jogos preparatórios, ela serve para observações, ajustes táticos, aspectos individuais, emocionais, tem uma série de aspectos que levam em consideração. Desempenho tem que ser melhor, sim. Mas tenho noção de que esse era o momento.  GE

Categoria:PARAÍBA

Deixe seu Comentário